Novidades

5 ótimos documentários ambientais para assistir no Netflix

Uma oportunidade de fugir dos tradicionais David Attenborough e BBC.

Que o serviço da Netflix é ótimo e oferece uma vasta lista de filmes e séries todo mundo já sabe. Mas além de cultura pop, o streaming de vídeos também está cheio de documentários interessantíssimos e de ótima qualidade.

Seguem aqui 5 ótimos documentários sobre temas ambientais que fogem dos tradicionais e David Attenborough, BBC e National Geographic.

1 – Virunga (2014)

Esse é um dos melhores documentários que já assisti, indicado ao Oscar de Melhor Documentário Longa-Metragem, mostra de forma dinâmica e emocionante a coragem e esforço de homens comprometidos com a conservação ambiental. Particularmente para mim que sou da área ambiental é um filme realmente inspirador! Vale a pena!

Sinopse: As florestas do Parque Nacional do Virunga guardam uma enorme biodiversidade, grandes jazidas minerais e os últimos gorilas de montanha do mundo. Paramilitares, caçadores e mineradoras rondam o entorno do parque, que conta somente com um pequeno grupo de guardas florestais para protegê-lo. Dispostos a sacrificar a vida pelo Virunga, os guardas enfrentam as constantes investidas que ameaçam o parque. (Fonte: Netflix)

2 – Chasing Ice (2012)

Afinal o aquecimento global e efeitos dos gases do efeito estufa são reais? Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, assista Chasing Ice. Se tabelas, gráficos e números não te convencem, esse documentário vai mudar sua visão sobre esse grave problema. James Balog em seu projeto Extreme Ice Survey mostra todos os mecanismos e esforços para trazer provas concretas e visuais sobre uma tragédia anunciada.

Sinopse: O fotógrafo ambiental James Balog usa câmeras com efeito time lapse para capturar as mudanças das geleiras do mundo com o passar dos anos. (Fonte: Netflix)

3 – Bottled Life (2013)

Interessante documentário que levanta uma importante questão: A quem pertence os recursos hídricos? Bottled Life é um documentário investigativo sobre como a gigante dos alimentos, Nestlé, tem se apropriado da água para seus negócios. Apesar de focar seus “ataques” somente à empresa suíça, é um ótimo filme para pensar sobre o assunto e sobre a importância desse precioso bem. A água!

Sinopse: Você saberia como transformar água em um negócio multimilionário? Na Suíça, uma companhia desenvolveu esta arte com perfeição: Nestlé. A empresa domina o comércio mundial de água engarrafada. O jornalista suíço Res Gehringer investigou este fenômeno de lucratividade. A Nestlé se recusou a cooperar, com o pretexto de que era “o filme errado no momento errado”. Assim o jornalista seguiu em sua jornada investigativa, pesquisando a história nos Estados Unidos, Nigéria e Paquistão. Sua imersão no mundo da água engarrafada revela os esquemas e estratégias da mais poderosa organização de comida e bebidas do planeta. (Fonte: https://terragaia.wordpress.com)

4 – No Impact Man (2009)

No Impact Man, pode não ser considerado um documentário ambiental e talvez seja o filme mais “fraco” dessa lista. Um homem e sua família que tentam viver um ano sem causar nenhum impacto ao meio ambiente. Pode ter sido uma ótima jogada de marketing para se auto-promover ou simplesmente um maluco que juntou todas as “boas ações” de diminuição de impacto ambiental que leu na internet e as pôs em prática.
A questão e o motivo desse documentário estar nessa lista é mostrar que algumas ótimas ações podem ser facilmente implementadas no nosso cotidiano, como por exemplo andar de bicicleta ou dar preferência à produtos locais e que outras ações são totalmente sem fundamento quando levadas ao pé da letra como, se livrar da sua geladeira ou não usar mais papel higiênico! É realmente impossível eliminar nosso impacto ambiental, porém ações bem pensadas e com fundamento podem diminuir consideravelmente sua “pegada”, e esse documentário é ótimo para pensar nisso de forma inteligente.

Sinopse: O escritor Colin Beavan, liberal e praticante do bom e velho consumismo americano, não dá a mínima para os alertas em relação ao meio ambiente. Mas para seu próximo livro, ele lança o projeto Sem Impacto, no qual ele e sua família deverão causar o mínimo impacto possível para o meio-ambiente durante um ano. Sem transporte motorizado, sem eletricidade e só comendo produtos orgânicos sem embalagens, ele, a esposa e a filha de dois anos se convertem em cobaias para testar este outro estilo de vida no meio de Nova York, e investigar se a felicidade do homem moderno seria afetada. (Fonte: Facebook Cine ConsumoSol – No Impact Man)

5 – Mission Blue (2014)

Esse alarmante documentário é um mix de denúncia sobre as condições dos oceanos e biografia da renomada bióloga marinha Sylvia Earle, trazendo os avanços dos impactos das ações humanas nos oceanos, reforçando a importância destes para o equilíbrio do planeta e mostrando locais onde antes havia vida e que hoje não passam de cemitérios submersos. O entusiasmo de Sylvia é contagiante e sua luta para preservar os oceanos admirável.

Sinopse: Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra. (Fonte: Netflix)

O que achou da nossa lista? Você tem alguma outra sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Keisuke Kira
Sobre Keisuke Kira

Paulistano, estudante de biologia, amante de fotografia. Adora a cidade mas prefere a montanha. Como todo biólogo ama estar no mato. Curte um pedal, trekking, e viagens nem se fala! Mais posts

1 Comentário on 5 ótimos documentários ambientais para assistir no Netflix

  1. sofia martínez // abril 14, 2015 em 12:12 pm // Responder

    Recomendação interessante, documentários são tópicos muito interessantes tocando e vale a pena assistir.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*