Novidades

Trekking Ambiental, um projeto de educação ambiental inovador

Passada a fase de planejamento e preparativos iniciou-se a execução do projeto propriamente dita, o trabalho com os jovens!

Já falamos aqui sobre a organização e os desafios dos preparativos do Projeto Trekking Ambiental que durou quase 4 meses entre criação de percurso e tarefas de educação ambiental até confecção de planilhas e organização do evento final. Conheça aqui a ideia do projeto e sua organização inicial: Organizando uma competição de Trekking para escolas

Foram selecionadas 4 escolas para participar do projeto, e cada escola selecionou 5 alunos do ensino médio para representá-las. Esses alunos passaram pelo plano de treinamentos preparados pelo projeto que incluía aulas práticas e teóricas de manuseio de bússola, leitura e interpretação de planilhas de trekking, contagem de passos e regras do esporte. Além disso também foi realizado treinamento teórico para relembrar conceitos ambientais estudados em sala de aula ligados principalmente a biologia e geografia.

Treinamento teórico com a escola Leny Barros de Assis-SP

Treinamento teórico com a escola Leny Barros de Assis-SP

Para a realização do prova final, onde as escolas foram submetidas a um percurso desconhecido para competirem entre si, foi desenvolvido um Mini Festival Outdoor como evento paralelo para que familiares, professores e toda as escolas também pudessem participar. Esse evento contou com oficinas de trekking, slackline, barracas de comida, stands de patrocinadores, música, sorteio de brindes e apresentação da Bateria Universitária do campus de Assis.

Premiações e brindes para sorteio dos patrocinadores e parceiros

Premiações e brindes para sorteio dos patrocinadores e parceiros

Por se tratar de um trekking com caráter de educação ambiental, foram dispostos no percurso desafios e atividades a serem realizadas pelos participantes. Foram abordados temas como preservação, reciclagem, identificação de espécies arbóreas e também apresentações de prédios da FCL Unesp Assis como forma de aproximação da comunidade com o ambiente acadêmico.

Cada equipe juntamente com 2 monitores membros da comissão organizadora realizaram o trajeto e colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos nos treinamentos práticos e teóricos, precisando estar atentos às atividades de coleta de lixo e descarte correto, identificação de árvores, resposta de questionários, entre outros.

Comissão organizadora do Projeto Trekking Ambiental

Comissão organizadora do Projeto Trekking Ambiental

Ao final todas as equipes conseguiram terminar o trajeto. Entretanto, a escola Etec Pedro D’Arcádia Neto que ficou na 4ª colocação, perdeu-se em alguns pontos e pulou outros, o mesmo ocorreu com a 3ª colocada E.E. Profº Ernani Rodrigues. A segunda colocada E.E. Drº Clybas Pinto Ferraz conseguiu realizar todo o percurso sem maiores contratempos, assim como a campeã do evento Trekking Ambiental a E.E. Profª Leny Barros da Silva.

Escolas Etec Pedro D'Arcádia Neto, E.E. Profº Ernani Rodrigues, E.E. Drº Clybas Pinto Ferraz e E.E. Profª Leny Barros da Silva

Escolas Etec Pedro D’Arcádia Neto, E.E. Profº Ernani Rodrigues, E.E. Drº Clybas Pinto Ferraz e E.E. Profª Leny Barros da Silva

Com isso, o projeto Trekking Ambiental teve como objetivo trabalhar a Educação Ambiental através de ações que despertassem a consciência das relações que o homem estabelece com a natureza de forma integrada com o currículo vigente no ensino médio. Tudo isso introduzido em um esporte que oferece aos praticantes contato direto com a natureza, objeto de nosso estudo, trabalhando assim os conceitos de preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de forma mais prática e envolvente.

Keisuke Kira
Sobre Keisuke Kira

Paulistano, estudante de biologia, amante de fotografia. Adora a cidade mas prefere a montanha. Como todo biólogo ama estar no mato. Curte um pedal, trekking, e viagens nem se fala! Mais posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*