Novidades

Organizando uma competição de Trekking para escolas

Para quem não sabe, além de escrever nesse humilde blog, também curso Ciências Biológicas, porque afinal o Outdoor. AINDA não me traz dinheiro (não que a biologia vá trazer né, mas enfim). Sempre quis juntar minha paixão pelas atividades outdoor com a área que estudo, o que não é muito difícil, porque uma coisa tem tudo a ver com a outra não é mesmo?

Foi aí que tive a ideia, juntamente com meu orientador, de criar um projeto de extensão envolvendo e trazendo benefícios à comunidade em que a faculdade está inserida, no caso a cidade de Assis/SP .

O PROJETO

Nomeado de Trekking Ambiental, o projeto é voltado para adolescentes das escolas da rede pública e privada de Assis e tem como objetivo promover uma disputa de trekking de regularidade entre as escolas participantes, sempre abordando o tema Meio Ambiente.

Trekking Ambiental, apoiado pela Unesp e PROEX.

Trekking Ambiental, apoiado pela Unesp e PROEX.

– Para quem não sabe, o trekking de regularidade é basicamente um rally a pé que consiste em equipes, equipadas com uma bússola e uma planilha, onde estão marcados os locais por onde elas  devem passar sendo que todo o percurso deve ser realizado em um tempo pré-estabelecido. Cada integrante desenvolve um papel, seja ele de navegação, cálculo de percurso, contagem de passos, registro de tempo, ou distância de postos de controle. O trekking não é uma competição de velocidade e sim de regularidade, ganha a equipe que terminar todo o percurso corretamente no tempo mais próximo possível do pré-estabecido.

Bússola e planilha informam as direções do trajeto.

Bússola e planilha informam as direções do trajeto.

O projeto pretende ampliar a cultura outdoor, melhorar a capacidade de leitura e interpretação de mapas e planilhas, além de despertar nos alunos a consciência ambiental e o senso de orientação espaço-temporal, trabalhando em conjunto com o currículo escolar para alcançar esse objetivo. Para isso, durante os meses que antecedem a disputa/evento final, serão organizados treinamentos práticos e teóricos com esses alunos.

Treinamento interno

Treinamento interno

O evento final, acontecerá no campus da Unesp de Assis que além da competição de trekking entre as escolas também contará com um mini-festival outdoor, com a presença dos patrocinadores do evento, venda de comes e bebes, e do Grupo Escoteiro Carajuru – Assis, que oferecerá diversas oficinas e atividades para as torcidas, familiares e acompanhantes.

A comissão organizadora conta com 20 membros, todos alunos da Unesp que estão trabalhando a quase 2 meses todos os dias, desde a criação de trajeto e tarefas, até a confecção das planilhas. Criar um percurso do zero com diversas limitações de dificuldades tem sido um grande desafio. Realmente dá muito trabalho!

Comissão organizadora trabalhando nas planilhas.

Comissão organizadora trabalhando nas planilhas.

Tirando as medidas e azimutes exatos com a Estação Total.

Tirando as medidas e azimutes exatos com a Estação Total.

Nesse momento estamos na fase de testes do percurso, todo ele já foi levantado e descrito na planilha, mas é preciso que alguém que não conheça o caminho o teste. Para isso, estamos realizando a prova com voluntários, e por enquanto tem dado tudo certo, foram identificados alguns erros e falhas mas nada que comprometa o andamento do projeto.

Primeiro evento teste: competição entre os alunos de Ciências Biológicas do câmpus.

Primeiro evento teste: competição entre os alunos de Ciências Biológicas do câmpus.

Quer acompanhar o andamento do projeto?
Curta a fanpage do projeto no Facebook e acompanhe o blog que é mantido pela organização para ficar por dentro de tudo!

Keisuke Kira
Sobre Keisuke Kira

Paulistano, estudante de biologia, amante de fotografia. Adora a cidade mas prefere a montanha. Como todo biólogo ama estar no mato. Curte um pedal, trekking, e viagens nem se fala! Mais posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*