Novidades

Como se aventurar causando menos impactos

Tem coisa melhor que fazer um trilha? Pode ser um trekking de um dia ou uma travessia de vários dias, o objetivo é sempre estar em contato direto com a natureza e admirar pelas paisagens não é mesmo?

Mas o que você está fazendo para diminuir o impacto de suas trilhas na natureza?

Confira aqui algumas dicas de como se aventurar causando o mínimo de impacto possível, pois a palavra de ordem é preservar! Preservar para que você e outros continuem desfrutando do ambiente em que nos aventuramos.

Lembra daquela velha placa que está sempre na entrada de alguma trilha, parque ou reserva?

– Não tire nada além de fotos
– Não deixe nada além de pegadas
– Não leve nada além de memórias
– Não mate nada além do tempo
– Não queime nada além de calorias

Basicamente é um resumo do manual de boas práticas de trilhas na natureza, leve-a a sério!

[+] Quando estiver em uma trilha, evite sair do percurso já marcado, muito menos abra novas trilhas, isso evita a erosão do solo e preserva as áreas intactas.

[+] Se a trip for mais longa e for necessário acampar, procure áreas já determinadas para isso, caso não seja possível, procure clareiras na mata, não
mude pedras nem troncos caídos dos lugares, com isso você preserva o abrigo de insetos e aranhas e evita acidentes.

[+] Sempre acampe longe de cursos de água, para sua segurança, devido a trombas d’água, e também para evitar impactos desnecessários.

[+] Ao deixar acampamento, leve TODO o lixo com você e limpe suas “marcas e rastros” que possa ter deixado no local.
NÃO ACENDA FOGUEIRAS! Elas são a maior causa de incêndios florestais. Sempre leve fogareiro para preparar a comida depois da trilha, para iluminação prefira lampiões ou lanternas.

[+] Não lave utensílios de cozinha diretamente em cursos de água, lave à pelo menos 40 metros para evitar poluir a água com restos de comida, além disso use sempre detergente biodegradável.

[+] Não leve nada, as melhores lembranças são as memórias e as fotos! Tire muitas!

[+] Se a trilha contar com banheiros, ótimo! Mas se o trekking for mais natural e o número 2 vier? Cave um buraco de pelo menos 15 cm e enterre junto com o papel higiênico (alguns dizem que é mais correto levar o papel higiênico depois de usado, porém o papel se decompõe relativamente rápido, então não é necessário ser tão radical).

[+] Em hipótese alguma alimente animais selvagens, eles podem não estar acostumados com o alimento que você está oferecendo, além disso essa prática deixa os animais “mal-acostumados” e prejudica o toda uma comunidade.

[+] Não toque nem se aproxime demais de animais selvagens, evite acidentes.

O mais importante é estar ciente que cuidando do que é nosso poderemos desfrutar sempre desse bem, dando as gerações futuras a oportunidade de também desfrutar plenamente da natureza como nós!

Se você tem outras dicas de como causar menos impactos nas aventuras, compartilhe com a gente, nós teremos um grande prazer em postar aqui!

Keisuke Kira
Sobre Keisuke Kira

Paulistano, estudante de biologia, amante de fotografia. Adora a cidade mas prefere a montanha. Como todo biólogo ama estar no mato. Curte um pedal, trekking, e viagens nem se fala! Mais posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*